ENTIDADES PEDEM ARQUIVAMENTO DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” EM SÃO LUÍS

Pressão dos movimentos sociais na Câmara Municipal retirou de pauta o projeto “Escola Sem Partido”, de autoria do vereador Francisco Carvalho. O texto obteve parecer favorável do vereador Ricardo Diniz (PCdoB), mas a votação foi suspensa. Entidades pedem o arquivamento. Veja nota assinada por várias organizações:

Pelo arquivamento imediato do projeto escola sem partido em São Luís!

O Projeto Escola Sem Partido, que tem origem em proposição de partidos de direita e de setores reacionários, tem avançado por todo o país. 

Em São Luís, o vereador Francisco Carvalho, apresentou projeto de lei que busca instituir a censura nas escolas municipais. Trata-se de uma tentativa de intimidar os professores, cassando a liberdade de cátedra e evitando que temas importantes sejam debatidos nos conteúdos curriculares.

Assim, os sindicatos de educação, movimentos sociais, entidades de juventude e movimentos populares, após ampla mobilização e pressão popular, conseguiram que o presidente da câmara, Astro de Ogum, retirasse da pauta a votação marcada para a sessão de hoje.

Amanhã, dia 29 de novembro, às 14 horas, haverá uma reunião entre o presidente Astro de Ogum e representações políticas e sindicais dos professores, estudantes e movimentos sociais. Vamos exigir que este projeto seja arquivado em definitivo. A liberdade e autonomia das escolas e dos professores precisam ser respeitadas.

Contra a censura nas escolas!

Pelo arquivamento imediato do projeto de lei Escola Sem Partido em São Luís!

Entidades que já assinam a nota e o manifesto: Frente Estadual contra Escola com Mordaça, Apruma- Seção Sindical do Andes-SN; Andes-SN, DCE UFMA, UJS, Sinasefe Maracana, Sinasefe Monte Castelo, CSP Conlutas, Sindsalem, Sintes, Sindicato dos Bancários, Conselho Estadual de Igualdade Racial, Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial, APNs, Coletivo MO.VA.SE-Paco do Lumiar, Fórum de Mulheres, MML, ABM, UNE, UBES, AMES, Afronte, Quilombo Raça e Classe, UEE-Livre, GEDMMA/UFMA, PET de Ciências Sociais/UFMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top