HOJE: RicoChoro ESTREIA TEMPORADA 2017

Sarau inaugural acontece nesta sexta-feira (20), na Praia Grande

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram os nove saraus de RicoChoro ComVida na Praça realizados ano passado, o que colocou definitivamente no imaginário popular da cidade o projeto idealizado e coordenado por Ricarte Almeida Santos.

A valorização de espaços públicos, a promoção de encontros, a fruição de boa música e a formação de plateia, além de toda uma cadeia produtiva que se agregou espontaneamente aos eventos, com o comércio de artesanatos, livros, discos e comidas, além do diálogo com as comunidades por onde o projeto passou são suas principais marcas.

Josias Sobrinho, de Cajari para a capital

Como já era aguardado e cobrado, RicoChoro ComVida na Praça está de volta. A avant-première acontece nesta sexta-feira (20) – todas as demais edições serão aos sábados –, às 19h, no Anfiteatro Beto Bittencourt (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande). Todas as edições do projeto têm entrada franca e acontecem em logradouros públicos, graças ao patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão – a produção é de Eurica Produções.

Nesta edição inaugural da temporada 2017 as atrações são o DJ Pedro Sobrinho, o Regional Deu Branco e os cantores e compositores Josias Sobrinho e Tiago Máci, em um promissor encontro de gerações, mas não só: o encontro de vertentes distintas da música popular brasileira e do Choro com os ritmos da cultura popular do Maranhão, no que o repertório de Josias é primoroso. “A cena musical, em nosso momento e lugar, sempre oferece um variado repertório de vida musical, pulsante e precioso. O que procuro é manter os olhos e ouvidos atentos ao que se dá ao lado”, afirma, modesto.

DJ Pedro Sobrinho pilotando o som

“Vamos fazer dois números juntos, uma música dele e uma minha”, adianta sobre o encontro com Tiago Máci. E elogia o artista da nova safra: “Por mais incrível que pareça, tenho com ele uma aproximação já de alguma data. Conheci-o há uns anos quando ele fazia parte de uma banda que ensaiava no estúdio que tenho nos fundos de casa, e ano passado fizemos a abertura do Palco 42, projeto do Laborarte. Considero de grande monta essa responsabilidade de estar ao lado de quem esta chegando com força e com vontade”.

“Pra mim é uma honra estar participando com Josias”, afirma Tiago Máci, hoje morando em São Paulo. “Ele conhece um pouco da minha história, mora no Cohatrac, tem o estúdio dele, foi um dos primeiros estúdios onde eu ensaiei, com minhas primeiras bandas de rock, fazia cover, trash metal, essas coisas que eu tocava”, continua.

Máci não nega as influências de Josias, Cesar Teixeira e Sérgio Habibe, entre outros daquela geração, em sua obra. “Cheguei a gravar algumas coisas com ele, ainda apegadas ao pop rock, depois indo para o samba, conhecendo outras coisas. De certa forma Josias acompanhou esse processo. Hoje eu acredito que eu esteja com uma forma de compor, uma linguagem um pouco mais madura. Pra mim, nesse momento, é uma honra muito grande estar dividindo o palco com Josias Sobrinho dessa forma”, revela.

Tiago Maci

O par de artistas será acompanhado pelo Regional Deu Branco, grupo da novíssima geração da cena Choro da Ilha, formado pelos promissores Cleiton Canhoto (violão sete cordas), Erivan Neri (flauta), Jamil Cartágenes (cavaquinho), Kleiton Groove (trombone) e Valdico Monteiro (pandeiro).

Abrindo a noite e não deixando a peteca cair nos intervalos da programação, o DJ Pedro Sobrinho dará uma demonstração sonora de suas pesquisas em se tratando de música brasileira, sobretudo a de raízes negras, numa sequência pra ninguém botar defeito.

SERVIÇO

O quê: avant-première de RicoChoro ComVida na Praça

Quem: DJ Pedro Sobrinho, Regional Deu Branco, Josias Sobrinho e Tiago Máci

Onde: Anfiteatro Beto Bittencourt (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande).

Quando: dia 20 de outubro (sexta-feira), às 19h

Quanto: grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top